EVENTOS DE PATY DO ALFERES

A consagração da produção agrícola local ocorre anualmente na semana do feriado de Corpus Cristi com a realização da Festa do Tomate, quando o distrito de Avelar recebe um fluxo médio de 40 mil pessoas por dia.

A festa originou-se de uma Semana Técnica promovida por técnicos da EMATER e da CEASA-RJ no Mercado Produtor em 1979. O objetivo inicial era apenas o realizar um encontro de aprimoramento técnico dos produtores rurais de Paty do Alferes com eventos paralelos de entretenimento.

Dois anos depois, inspirado na Festa da Uva de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, o evento passou a ser conhecido como Festa do Tomate. Ainda era uma uma pequena confraternização de produtores e técnicos agrícolas onde as grandes atrações eram mágicos e leilões de animais.

No ano da emancipação de Paty do Alferes, 1987, a Festa do Tomate passou para a administração municipal. Desde então, passaram a ser contratados artistas de renome para apresentação nos eventos.

Com a inauguração do Parque de Exposição Amaury Monteiro Pullig no distrito de Avelar, em 1995, a Festa do Tomate tornou-se a maior do gênero no estado do Rio de Janeiro.

Além de shows de artistas famosos, a programação inclui atividades da área agrícola como o Concurso Leiteiro e de Qualidade do Tomate, eventos esportivos tais como os Torneios de Volei e Corrida Rústica, concursos de Culinária do Tomate e eleição da Rainha da Festa.


O Brasil possui a maior diversidade de orquídeas e bromélias do mundo.

Paty do Alferes promove anualmente a Exposição de Orquídeas e Bromélias, onde são apresentadas as variadas espécies cultivadas pelos produtores de toda a região. Durante a realização do evento, a cidade recebe uma média de 20.000 visitantes, número este que vem crescendo a cada ano.

A Expo Orquídeas e Bromélias traz para o município grandes nomes dos Orquidários Nacionais, juntamente com a apresentação de shows musicais, praça de alimentação e muito mais.


A Festa do Doce é um festival gastronômico realizada sempre no feriado da Semana Santa.

A festa acolhe mais de 10 mil visitantes ao município para se deliciarem com uma imensa variedade de produtos feitos artesanalmente.

Outra atração da festa são as apetitosas receitas de geléias, bombons e conservas, tendo com base a fruta que divulga o município por todo o país, o tomate, com degustação e venda nos stands montados na antiga estação ferroviária.

Na Festa do Doce são realizadas apresentações de shows musicais, com bandas de Paty do Alferes e da região, jogos, brincadeiras e apresentações teatrais para os maiores admiradores da Festa do Doce: as crianças.


EVENTOS DE MIGUEL PEREIRA

 

- Campeonato Estadual de Downhill
- Encontro de Motos – Guardiões da Serra – Parque de Exposições - Barão de Javary
- Carnaval – Vários pontos
- Copa Sudeste de Enduro e primeiro Campeonato Brasileiro de Enduro
- Semana Santa
- Paixão de Cristo
- Exposição de Orquídeas - ( Salão Paroquial da Igreja Matriz ao lado da prefeitura )
- Festa da Ferradura em Honra de São Jorge – Conrado – ( 3º Distrito )
- Encontro de Motos – Pregos do Asfalto – Parque de Exposições – Barão de Javary
- Festa de Santo Antônio da Estiva – Padroeiro de Miguel Pereira
- Festa de Nossa Senhora de Sant’Anna – Padroeira de Conrado – ( 3º Distrito )
- Festa de Nossa Senhora da Glória – Padroeira de Governador Portela (2º Distrito)
- Expo Lago de Javary – Parque de Exposições – Barão de Javary
- Trilha do Jola
- FENART (Feira Nacional de Artesanato)
- Aniversário da Cidade
 - Queima de Fogos no Reveillon no Lago de Javary

 

 


- Pousada Sunshine - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem - Grupo Riobrasil - riobrasil.net
Rua Cristóvão Paes Leme, 75 Pedras Ruivas - Paty do Alferes / Miguel Pereira
(24) 2484-3318 / (21) 9-9924-4448 / (21) 9-9924-4446 E-mail: pousadasunshine@gmail.com